Método STEAM – Anglo Jacareí

Método STEAM

O Colégio anglo Jacareí trabalha com a metodologia Steam, um método que busca integrar conhecimentos de Artes, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática para preparar os alunos para os desafios futuros como cidadão.

A proposta é preparar os alunos não só para o vestibular, mas também torná-los profissionais conscientes sobre o mercado de trabalho que os espera e com habilidades e domínios importantes para a vida adulta.

Para isso, desde pequenas, as crianças são apresentadas a projetos em que fazem protótipos, constroem, solucionam problemas, interpretam suas criações e ocupam uma posição mais protagonista. 

O STEAM incentiva a formação dos pequenos por meio de cinco etapas:

Investigar

Descobrir

Conectar

Criar

Refletir

Para isso, os educadores assumem um papel diferenciado, atuando como condutores e apoiando na busca por respostas, mas sem influenciar nas conclusões dos alunos. Afinal, é importante que eles criem seus próprios critérios e desenvolvam habilidades.

Com o apoio da tecnologia e por meio da experimentação, os alunos podem ainda estimular a criatividade e outras características que são muito importantes no século XXI, como capacidade de lidar com o diferente, adaptabilidade, comunicação e habilidades sociais.