Manual do Aluno – Anglo Jacareí

Manual do Aluno

Unidade 1 – Fundamental I e II

Rua Borba Gato, 48 – (12) 3951-0008

www.anglojacarei.com.br

MANUAL DE INFORMAÇÕES GERAIS

Colégio Anglo Jacareí

Os  princípios  definidos  pelas Diretrizes  Curriculares  Nacionais  assumem  relevância nos fundamentos norteadores da prática educativa do Colégio Anglo Jacareí. A instituição adequa a sua prática às necessidades sociais, políticas, econômicas e culturais da realidade, considerando os interesses e motivações dos alunos. Dessa forma, garante as aprendizagens essenciais para a formação de cidadãos autônomos, críticos e participativos, capazes de atuar com competência, dignidade e responsabilidade no meio em que vivem.

•   Professores da Rede Anglo.                                                 

• Robótica.

•   Material Prime.          

• ICBEU.

•   Carga horária diferenciada.                                                 

• High School.

•   Plantão de dúvidas.                                                                  

• Projetos Pedagógicos.

•   Treinamento para Olimpíadas Científicas.

• Plataforma Q Mágico

•   Plataforma Plurall

•   Aulas Eletivas para o Ensino Fundamental e Médio.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

Ano Letivo e Unidades de Avaliação

O ano  letivo está dividido em quatro  unidades  de avaliação. O conteúdo  programático  é desenvolvido até o   final da 3ª unidade.  A 4ª unidade  de avaliação é de revisão dos pontos fundamentais do curso.

Instrumentos de Avaliação

O desempenho dos alunos é constantemente avaliado pelos professores em sala de aula. Observam- se e analisam-se: o interesse dos alunos pelas atividades propostas, a frequência na execução das tarefas, a assiduidade e a participação em aula, entre outros aspectos do trabalho diário. Os instrumentos de avaliação utilizados são:

•    Avaliação Específica 1 – pordisciplina.

•    Avaliação Específica 2 – pordisciplina.

Nota Conceitual e de Participação:Exercícios, redações, chamada oral, pesquisas, relatórios, revisões e etc.

Tarefa:A tarefa representa um momento importante no estudo diário do aluno. Sendo assim, a escola mantém um rigoroso sistema de controle de tarefas.

•   Testão:Todas as disciplinas, com o número de questões proporcionais ao conteúdo de cada uma.

Nota de Laboratório: Relatórios, diagramas, gráficos, tabelas, esquemas, observação e experiências. Exemplo

AVALIAÇÕESNOTASPESOSTOTAL
Avaliação Específica 16,5213,0
Avaliação Específica 27,5215,0
Nota Conceitual / Participação / Tarefa
7,0

1

7,0
Testão7,0214,0
Exemplo de Média Final13,0+ 15,0+7,0+14,0= 49,0:7 (Pesos) = 7,0 (média da U.A.)

Nota, Peso e Média

As notas atribuídas aos trabalhos dos alunos variam de zero (0,0) à dez (10,0) com graduação até décimos para a composição da média na unidade.

É importante ressaltar que as notas atribuídas a todos os instrumentos de avaliação utilizados, as médias obtidas pelos alunos em cada Unidade de Avaliação, o Resultado Anual e Resultado Final serão calculados até a 1ª casa decimal, sendo desconsideradas as demais ou qualquer tipo de aproximação.

NORMAS E REGRAS

Horários

ENSINO FUNDAMENTAL 1 ENSINO FUNDAMENTAL 2
Das 7h40 às 12h30. Em breve enviaremos os horários das Aulas Eletivas.Das 7h40 às 12h50. Em breve enviaremos os horários das Aulas Eletivas.

Não é permitida a entrada após o horário, as exceções só ocorrerão mediante solicitação dos responsáveis.

Agenda

É material obrigatório e deve estar diariamente  com o aluno do Ensino Fundamental 1. Solicitamos que os pais ou responsáveis verifiquem-na constantemente. Caso o aluno tenha que sair do Colégio antes do horário de aula, solicitamos que nos seja avisado por meio da agenda e/ou aplicativo para que tenhamos maior segurança no processo.

Calendário de Provas

No início do ano letivo, o aluno recebe o calendário de provas do semestre e o horário das aulas que complementam a agenda escolar. Neles contêm todas as informações sobre os compromissos escolares.

ENSINO FUNDAMENTAL 1 e 2

As avaliações serão realizadas no horário de aula.

Avaliações Substitutivas

Se, por um impedimento, o aluno não puder comparecer a uma prova previamente marcada em calendário, ele poderá requerer a avaliação substitutiva, observando os itens:

1. O prazo para o pedido é de 48 horasapós a data oficial da prova impreterivelmente. Após este prazo a nota da prova será ZERO.

2. O pedido deve ser feito em impresso próprio, na secretaria da escola, pelo aluno ou seu responsável, a um custo de R$ 80,00, já o TESTÃO, terá o custo de R$200,00, independentemente domotivo. Esclarecemos que este serviço não está incluso na anuidade, paga-se conforme a necessidade. Ele não é punitivo nem outro caráter que não seja o de remuneração do trabalho feito. Os nossos professores são remunerados por elaborar e avaliar qualquer prova extra.

3. A falta à avaliação substitutiva também implica nota zero.

4. Caso o aluno fique impossibilitado de comparecer ao Colégio por um período mais prolongado (mais de cinco dias letivos), o fato deverá ser imediatamente comunicado à Direção, para que sejam tomadas as providências cabíveis. Nesses casos, são feitos planos pedagógicos individualizados a fim de que o aluno possa ter acompanhamento pedagógico.

5. O aluno que requerer a avaliação substitutiva deverá seguir o dia e horário informados no calendário escolar. A matéria cobrada será referente a todo o conteúdo dado  na unidade em curso até a data da prova de 2ª chamada.

Equipamentos Eletrônicos

Conforme  Lei Estadual 52.625, que  regulamenta  o  uso  de  aparelhos  eletrônicos  em estabelecimentos escolares,  fica proibido o uso de aparelhos eletrônicos (celulares, smartphones, tablets) durante  as aulas. Caso o aluno faça uso dos equipamentos  supracitados, caberá aos professores e coordenadores aplicar medidas, tais como:

• Conscientização dos alunos sobre a interferência dos equipamentos eletrônicos nas práticas educativas, prejudicando seu aprendizado e socialização.

•   Disciplinar o uso dos equipamentos durante os intervalos de aulas.

•   Garantir que os alunos tenham conhecimento da proibição.

•   Comunicação imediata dos pais e responsáveis para providências cabíveis.

Uniforme

O uso do uniforme completo é obrigatório, para todos os alunos.

ATENÇÃO:Aluno sem uniforme está passível de retorno a sua residência para se uniformizar, pois é expressamente proibida a entrada sem o uniforme no colégio.

As peças de uniforme marcadas com o nome dos alunos são menos sujeitas a extravios. A escola não se responsabiliza pela perda ou extravio de peças, estejam elas identificadas ou não.

Tipo de calçado

Por motivo de segurança, o calçado apropriado para todas as atividades escolares é o nis

Saúde e Educação Física

Caso o aluno esteja impedido de participar das aulas de Educação Física, solicitamos que seja enviada uma justificativa assinada pelos pais ou responsáveis juntamente com atestado médico.

Orientação Educacional

  O orientador educacional é o principal responsável pelo desenvolvimento pessoal de cada aluno, dando suporte a sua formação como cidadão, à reflexão sobre valores morais e éticos e à resolução de conflitos.
  Ao lado do professor, esse profissional zela pelo processo de aprendizagem e formação dos estudantes por meio do auxílio ao docente na compreensão dos comportamentos das crianças. Ou seja: enquanto o professor se ocupa em cumprir o currículo disciplinar, o orientador educacional se preocupa com os conteúdos atitudinais, o chamado currículo oculto. Nele, entram aspectos que as crianças aprendem na escola de forma não explícita: valores e a construção de relações interpessoais.

Reuniões de Pais e Responsáveis

As reuniões pedagógicas ocorrem de maneira coletiva e individualizada. As reuniões coletivas ocorrem no início do ano letivo e ao final de cada unidade avaliativa. 

Já as individuais, serão agendadas previamente por solicitação da equipe pedagógica ou dos responsáveis. 

 Permissão de Brinquedos

Os brinquedos são permitidos somente às sextas-feiras aos alunos do 1º ano.

Não são permitidos espadas, revólveres, skates, patinetes e brinquedos com peças pequenas e/ou pontiagudas.

O colégio não se responsabiliza por perdas e danos.

Parque e Lanche

As atividades do parque são escalonadas e atendem ao calendário e organização das diferentes séries.      

O lanche deve vir acondicionado em locais apropriados. Solicitamos que não utilizem garrafas ou potes de vidro.

O Colégio Anglo incentiva que sejam incluídos frutas e legumes. Esses itens fazem a diferença e são opções saudáveis para uma nutrição balanceada. A coerência entre o que é oferecido nas refeições em casa e a merenda escolar, com a utilização de alimentos saudáveis, aumentará a probabilidade da criança e de toda a família conservarem a saúde e o peso adequado.

Aniversários

O aniversário é uma data muito importante para a criança e comemorar com os colegas faz parte do processo socializador.

As festas realizadas no colégio deverão ser agendadas com antecedência de até 30 dias e apenas será permitido trazer  bolo e suco.

IMPORTANTE: Para que não haja desconforto e constrangimento entre as crianças, solicitamos que os presentes não sejam entregues na escola.